Google+ Followers

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Como ser feliz mudando a percepção da mente.


"Quem conseguir dominar a própria mente para atingir uma mudança de pensamento tão grande, terá abertas as portas da felicidade.
Não fique esperando algo acontecer para ser feliz. Seja feliz agora, neste momento. A felicidade está dentro de você, é só libertá-la.
Como fazer isso?
1. Sorria
2. Torne-se consciente dos seus próprios pensamentos. Substitua todos aqueles que lhe deixam para baixo por outros que o deixem animado
3. Aja como se a felicidade estivesse 100% presente em sua vida, não importa o que aconteça
É simples, mas não é fácil. Não é porque recebemos desde pequenos uma programação equivocada sobre a felicidade. É isso que nos faz condicioná-la a conquistas e bens materiais.
Não há outro meio se não desprogramar o próprio cérebro para conquistar essa mudança de pensamento. É preciso mudar alguns conceitos, enxergar as coisas sob outra ótica.
Primeiro, admita que – se você não está feliz agora – sua vida está fora de equilíbrio. E o que causa esse equilíbrio, o que nos impede de ser feliz agora?
Acredito piamente que seja o fato de não estarmos presentes. Se estivéssemos vivendo o agora, e não pensando na nossa próxima compra ou na nossa próxima conquista, poderíamos agradecer e aproveitar verdadeiramente o que já temos.
Não que não devamos ter metas e objetivos. Eles são importantes, são parte fundamental da locomotiva que nos leva à frente na vida.
Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade. (Mário Quintana)
A razão pela qual nós sofremos é o desejo fora de hora, o hábito de estar sempre querendo antecipar o futuro, querendo mais e mais, sem aproveitar o momento presente.
Para nos tornarmos mais presentes, é preciso libertar-se do apego ao desejo. Se entendermos que todas as coisas são impermanentes, inclusive nós mesmos, estaremos livres do “eu quero”. Desapegue-se de estar sempre querendo algo mais e deixando de viver o momento presente, deixando de viver a vida.
O que você precisa para ser feliz?
Às vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido. (Fernando Pessoa)
Faça comigo um exercício de reflexão. Pense que, neste exato momento, você tem tudo o que sempre desejou. Uma mansão de um milhão de dólares, um carrão, as roupas da moda, um visual de capa de revista.
Você seria feliz por causa disso?
Será que não dá para ser feliz com o que você já tem? Se você está lendo ou ouvindo este texto, tem olhos e/ou ouvidos para captar as belezas do mundo.
O que você precisa para ser feliz é estar realmente presente no momento em que está vivendo. Pare de esperar pela felicidade quando ela já está aí, na sua cabeça, apenas esperando para ser colocada para fora.
Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos. (William Shakespeare)
Como fazer para manter o estado de felicidade
Com o passar dos anos, nossos corações vão endurecendo e nós passamos a classificar como “piegas” as grandes virtudes da humanidade.
Imagine por um momento como seria a sua vida se você realmente se colocasse ativamente para fazer a diferença para si mesmo e para todos que o rodeiam.
Você falaria apenas a verdade, usando palavras leves e elogiosas. Jamais entraria em uma discussão ou falaria mal alguém. Respeitaria o meio-ambiente, os seres vivos e seria cortês com os demais. Teria uma profissão honesta e viveria em estado de constante atenção para os próprios pensamentos, focado no que está fazendo, uma coisa de cada vez.
A felicidade é um bem que se multiplica ao ser dividido. (Marxwell Maltz)
Você entenderia que tudo é impermanente e está sujeito a mudanças. Praticaria todos os dias renúncia, desapego, boa vontade, benevolência, generosidade, moralidade, meditação, reverência, gratidão, respeito, altruísmo, transferência de mérito, alegria pelo sucesso alheio.
Uma vida assim poderia ser uma vida ruim? Você estaria espalhando o amor e a felicidade por todo canto. Encontraria na moderação o equilíbrio necessário para aproveitar a vida ao mesmo tempo em que conquista os seus objetivos. Tudo fluiria com naturalidade.
O que você recebe em troca?
O segredo é não correr atrás das borboletas… É cuidar do jardim para que elas venham até você. (Mário Quintana)
O mais maravilhoso em relação a manter e cultivar em si o sentimento de felicidade – por mais egoísta que possa parecer – é que você será amplamente retribuído.
Quando você sorri para alguém, o que acontece? Recebe de volta um sorriso. Já quando fecha os punhos para uma luta, geralmente recebe de volta um soco na cara.
Espalhe a felicidade e ela retornará para si, pois a vida é um eco. Suas mais significativas metas e desejos começarão a se realizar uma vez que você se colocar nesse estado de espírito elevado.
Ser feliz é uma decisão sua. Todo o material que você precisa está dentro de sua mente. Basta acordar e se conscientizar sobre isso para usá-lo com maestria. Não perca mais tempo.
Dicas práticas
A filosofia toda é muito bonita, mas também precisamos de um pouco de prática. Para ser feliz você precisa manter intencionalmente o estado de fel cidade em sua mente, todos os dias, na maior parte do tempo.
Para cada minuto que você se aborrece você perde sessenta segundos de felicidade. (Emerson)
Isso é feito principalmente com a adoção de novos hábitos. Eis aqui uma lista de hábitos que você pode usar para praticar todos os dias:
• Substituir todos e quaisquer pensamentos negativo que apareça na sua cabeça por um pensamento positivo
• Sorrir
• Ajudar alguém
• Elogiar alguém com sinceridade
• Doar algum dinheiro para quem precisa
• Passar essa lição sobre felicidade adiante
• Viver o momento presente
• Fazer uma coisa de cada vez
• Desapegar-se de bens materiais
• Passar mais tempo de qualidade com amigos e família
• Distribuir abraços e beijos
• Dar presentes
• Alimentar-se saudavelmente
• Praticar exercícios físicos
• Apreciar arte seja em forma de filmes, músicas, encenações ou artes plásticas
• Dizer às pessoas amadas como você realmente gosta delas
• Só fazer aos outro aquilo que você gostaria que fizessem para você
• Quebrar a rotina com atividades diferentes
• Evitar ver anúncios em jornais, revistas e televisão
• Agradecer o que você já tem
Não espera pela felicidade. Seja feliz e espere.
Se desejas tanto a liberdade e a felicidade, não vês que ambas estão dentro de ti? Pensas que a tens e a terás. Age como se fossem tuas e serão. (Richard Bach)."



Amigos este blog eu recebi da minha amiga e estou compartilhando.