quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

A difícil arte de conversar...


Por: Fatima Calado
A conversa é uma forma de arte. Para ter uma boa conversa, você precisa estar consciente e ter um foco em seu parceiro de conversa. Siga estes passos simples e você estará em um bom caminho para ter uma boa conversa.
1.     Limite as distrações. É difícil ter uma conversa séria em um bar ou em um clube quando a música está alta e a sala lotada. As conversas são em áreas calmas, onde se pode ficar sozinho com as pessoas que estão falando com você.
2.     Dê tempo suficiente. Um boa conversa não pode ser apressada como um "Oi, como vai?" no portão. Uma boa conversa requer tempo para bater papo e então ficar confortável o suficiente para ter uma conversa profunda.
3.     Ouça antes de responder. No mundo de hoje guiado pela alta tecnologia, ficamos muitas vezes planejando nosso próximo comentário antes da pessoa que estamos conversando tiver acabado de falar. Em vez de planejar seus próprios argumentos, vá devagar e ouça o que realmente está sendo dito. Uma boa conversa leva paciência e habilidade de escutar.
4.     Concentre-se em assuntos que você seja apaixonado. Conversas sobre trivialidades não são interessantes. Se você não se preocupa com o que está falando, é difícil envolver-se emocionalmente ou intelectualmente na conversa. Se política ou esportes forem seu interesse, faça deles seus tópicos.
5.     Permita que a outra pessoa dê sua opinião. Uma conversa requer pelo menos duas pessoas. Para que a conversa seja bem sucedida, ambas as partes têm que participar. Ambos têm que escutar e responder. Ao permitir a opinião e argumentos da outra pessoa, a conversa pode ser aberta e fluida.
6.     Valorize os argumentos do seu parceiro de conversa antes de apresentar os seus. Uma dica para ouvir ativamente é reconhecer o que você ouviu fazendo perguntas, repetindo ou parafraseando o que foi dito. Isto lhe dá tempo extra para processar o que você ouviu, assim como permite que seus parceiros de conversa saibam que você estava prestando atenção e dando prioridade às suas idéias.
7.     Preste atenção aos sinais não-verbais.Uma conversa não é apenas verbal. Nossos corpos estão envolvidos em toda boa conversa. Pistas não-verbais como linguagem corporal e tom de voz podem lhe dar pistas sobre o que a outra pessoa está achando do que você está dizendo – se é contraditório ou agradável.
8.     Não oprima a pessoa com quem você está conversando. Às vezes quando somos apaixonados por um tópico podemos ser um pouco pregadores ou emocionados. Tenha cuidado para não deixar que sua paixão incomode ou ofenda a pessoa que está falando com você. Você quer que a conversa tenha dois lados em vez de fazer com que a outra parte se sinta muito intimidada para dizer sua opinião.
9.     Desfrute da conversa. Uma vez que uma boa conversa é uma arte e uma habilidade, tente se divertir. Quanto mais diversão você tiver na conversa, melhor você ficará em ter conversas significativas.

Ser capaz de ter uma boa conversa com outra pessoa é uma experiência especial. A raridade em se ter tempo para conversar hoje em dia neste mundo rápido torna a perspectiva ainda mais interessante. Gaste tempo para aprender algo sobre você e seu parceiro ouvindo e conversando sobre algo que interesse ambos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente...